Infograficos

Infográficos ou infografias, termo que resulta da união das palavras informação+gráfico, são ilustrações explicativas de um conteúdo.

Nesse tipo de registro, desenho(s), fotografia(s), gráfico(s) e texto(s) são combinados para facilitar a compreensão daquilo que está sendo representado. São muito utilizados em revistas e jornais, mas podem ser utilizados também no meio científico, acadêmico, educacional, profissional – especialmente em apresentações. Podem ser estáticos ou animados.

A conciliação de imagens e texto para explicar ou retratar alguma ideia, fato, fenômeno ou processo pode ser encontrada ao longo da história da humanidade.  As anotações combinadas a desenhos, elaboradas por Leonardo Da Vinci, ao redor de 1510, constituem um exemplo de infografia.

PARA QUÊ SERVEM?

Em geral, infografias são aplicadas para:

  • descrever sequências de ações ou um fenômeno,
  • descrever sequências de fatos,
  • ilustração de processos e seus componentes,
  • apresentações em geral.

COMO FAZER INFOGRÁFICOS?

Para fazer infográficos é possível utilizar lápis, papel, caneta ou, ao contrário, meios digitais. Luiz Iria, que elabora infografias para a Editora Abril, ofereceu algumas dicas sobre  a elaboração dessas ilustrações em uma entrevista à Superinteressante:

Há, também, um infográfico sobre como criar infográficos:

Cómo crear una infografía en 9 pasos #infografia #infographic #design.

PROGRAMAS PARA CRIAR INFOGRAFIAS

Com a evolução dos meios de comunicação, de produção e veiculação das informações, a possibilidade de elaborar infografias tem sido, continuamente, facilitada. Alguns exemplos de programas que facilitam a elaboração de infográficos e são especialmente criados para sua elaboração são:

  1. Adobe Ilustrator
  2. Easel.ly
  3. Piktochart
  4. Visual.ly
  5. Pinterest
  6. Instagram
  7. Prezi

Cada uma dessas ferramentas possibilita a criação de infografias em poucos passos e a partir de modelos prontos. Há, na Web, uma infinidade de tutoriais e explicações sobre como colocar isso em prática:

 

Anúncios

Sobre aninhahaeser

Psicóloga da SEDF, atuando no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem. Psicóloga, Artista Plástica, Licenciada em Artes Visuais. Interessada pelo desenvolvimento humano, pelos processos de ensino-aprendizagem e por novas tecnologias de informação e comunicação. Encantada pela Arte: visual, teatral, poética...
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s