Chat com professor Marcelo Minutti – Sistematização

No sábado, 14/04/2012, houve um chat com o professor Marcelo Minutti sobre uso pedagógico mídias sociais, no curso Uso de Novas Mídias na Educação. O chat contou com cerca de 35 participantes, entre estudantes, instrutores e professor convidado, e teve duração de 1h, aproximadamente. A interação no chat ficou orientada em 3 eixos: perguntas e respostas entre participantes e professor convidado, interações livres entre participantes, interações guiadas por moderação do administrador do bate-papo.

Optei por fazer a sistematização em tópicos e, depois, em forma de mapa conceitual, especialmente porque por meio do último foi possível evidenciar as relações entre os temas tratados. Também considerei melhor organizar as ideias e temas do chat em uma ordem lógica do geral para o específico, e não escrevi os assuntos na cronológica em que apareceram. Preferi, igualmente, não identificar as falas de cada participante, por compreender que essa tarefa seria exaustiva demais.

Segue, abaixo, as duas formas sistematizações do chat:

Esquema em Tópicos: Sistematização do Chat sobre Mídias Sociais na Educação

A. Falas do professor Minutti

1. Diferença entre distinção entre mídias e redes sociais:

1.1. Mídias sociais: “meios que utilizamos para nos comunicar com grupos de pessoas” (Minutti, 2012)

1.1.1. Exemplos de mídias sociais na Internet: blogs, Orkut, Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.

– LinkedIn: “mídia social que estimula a construção de redes sociais profissionais”

1.2. Redes sociais: “independem do ambiente eletrônico” (Minutti, 2012)

1.2.1. Exemplo: amigos do futebol.

1.3. Abertura da nomenclatura de mídias e redes sociais: ainda estamos vivendo o momento em que esses termos estão sendo construídos, por isso é importante considerar o contexto de utilização do termo para poder compreender seu significado.

2. Utilização pedagógica das mídias sociais:

2.1. Adequações necessárias: abordagem e uso da linguagem.

2.2. Tipos de atividades: colaboração e compartilhamento.

– “desafio é desenvolver atividade que alcancem esse objetivo” (Minutti, 2012)

2.3. Vantagens: armazenamento, compartilhamento, colaboração, alcance.

2.4. Desvantagens: dispersão dos alunos e de tema/ discussão.

2.5. Visão sobre uso pedagógico de mídias sociais:”teremos cada vez mais o uso das mídias sociais, principalmente em atividade que envolvam colaboração e compartilhamento de informações” (Minutti, 2012)

2.6. Necessidade de controle no uso do chat:

– ter um tema bem definido;

– ter uma ferramenta que permita a interação, troca de informações de maneira estruturada.

3. Monitoramento de mensagens em mídias sociais:

3.1. Filtrar de mensagens:

– Programas: Skup, Hootsuit, Google Blogs, LiveBuzz.

– Classificação e análise: priorizar resposta a questões de maior relevância e ignorar mensagens negativas.

4. Inclusão digital:

4.1. Momento de transição: “[temos] alunos incluidos digitalmente e outros nem tanto” (Minutti, 2012)

4.2. Desafio para educadores: “conseguir atuar nesse meio de campo” (Minutti, 2012)

5. Sistema bi-modal de ensino em nível superior:

5.1. Divisão do tempo presencial e EAD:

-“Não tenho dados oficiais sobre isso, mas pela experiência que tenho tido nos últimos anos depende muito do curso, do perfil dos alunos e da forma que foi estruturado o curso.” (Minutti, 2012)

B. Falas dos demais participantes (não identificadas):

1. Aplicações pedagógicas das mídias sociais:

1.1. Questionamentos feitos:

        • Quais as vantagens e dificuldades no uso de midias sociais como apoio no processo de ensino/ aprendizagem? (resposta item A-2.3)
        • Como tratar das dificuldades com uso de tecnologias no uso de novas mídias para o ensino (por parte dos estudantes)? (resposta item A-4)
        • Como utilizar mídias sociais de forma pedagógica? (resposta item A-2)
        • Como utilizar o chat pedagogicamente? (resposta item A-2)
        • Como garantir que chats como este sejam produtivos? (resposta item A-2)
        • Qual a efetividade do uso das redes sociais no processo de aprendizagem?
        • Qual a sua visão de futuro das midias sociais na educação superior? (resposta item A-2.5)

 1.2. Pontos interessantes levantados pelos participantes, relacionados aos questionamentos acima:

– Presença de um moderador e orientações prévias ao chat são importantes para garantir produtividade dos chats

– As mídias sociais podem ser utilizadas pedagogicamente para: (a) Para estudantes postarem atividades; (b) Para introduzir um novo conhecimento; (c) Para incentivar a busca individual e o debate com o grupo.

1.3. Nova estrutura e dimensão comunicacional engendrada pelo uso pedagógico de mídias sociais:

– Necessidade de adequações na linguagem: (a) novas características: clareza, objetividade, respeito, observância das normas de linguagem, consideração da afetividade (em uma matriz humanizante); (b) formalidade versus informalidade na linguagem utilizada pelos estudantes e professor.

2. Chat:

2.1. Características: rapidez, dinamicidade, sincronicidade, pontual e direto

2.2. Limitações: demanda excesso de atenção, exige prática, número de pessoas, manejo da ansiedade

2.3. Estratégias de uso:

– divisão em pequenos grupos (35 a 10 pessoas)

– recolher perguntas antecipadamente

– incentivo à participação

* perguntas e questões colocadas pelo moderador podem fazer isso

– delimitar regras de participação

* citar a quem se responde para organizar o diálogo

– delimitações:

* pauta/ foco da conversa

* duração

2.4. Utilidade pedagógica do chat:

– Pós-aula para debate e abordar tema paralelos aos abordados em aula

– Para discussões nos bastidores

– Para discussões de situações problema

– Para reunião rápida com tema definido (pauta, horário, objetivo)

– Para abordar um tema cuja opinião dos alunos seja relevante: tema polêmico ou que demande análise, discussão e troca de ideias

– Como espaço para os alunos realizarem questionamentos que não puderam ser feitos no momento da aula

– Para revisão ou aprofundamento em um tema

– Brainstorming/ Levantamento de ideias

2.5. Avaliação: aprendizagens significativas e compartilhadas

2.6. Em comparação com Fórum: maior tempo para contribuições, reflexividade

C. Pergunta do moderador/ administrador do bate-papo

1. As novas mídias podem auxiliar no trabalho docente em atividades preparatórias para a aula, em atividades durante a aula ou pós-aula?

1.1. Resposta às opções oferecidas:

– Pré-aula: 17,86% (5)

– Durante a aula: 17,86% (5)

– Pós-aula: 60,71% (17)

1.2. Respostas fora das opções oferecidas:

– “Todos” (6)

– “Depende do objetivo” (1)

 

Esquema em Mapa Conceitual

Link para o arquivo do mapa conceitual, em PDF: Chat sobre mídias sociais

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Sobre aninhahaeser

Psicóloga da SEDF, atuando no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem. Psicóloga, Artista Plástica, Licenciada em Artes Visuais. Interessada pelo desenvolvimento humano, pelos processos de ensino-aprendizagem e por novas tecnologias de informação e comunicação. Encantada pela Arte: visual, teatral, poética...
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2 respostas para Chat com professor Marcelo Minutti – Sistematização

  1. tatynunes disse:

    Muito boa sistematização. Adorei!

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