Comunidades Online e AVA

Imagem

Há uma comunidade de aprendizado de idiomas na Internet, chamada Livemocha. Ela constitui um dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) mais interessantes que já conheci. Nessa comunidade, que se assemelha a outros sites para construção de redes sociais, como o Orkut e Facebook, podemos aprender uma infinidade de linguas estrangeiras, em contato com nativos do idioma e outros aprendizes.

O processo de ensino é dividido em módulos, com material de estudo e exercícios e são os próprios membros da comunidade que, de forma colaborativa, corrigem aos exercícios falados (gravados em audio) ou escritos (speeking e writing, em inglês).

Essa comunidade foi criada em 2007, em Seatle, e disponibiliza cursos gratuitos e pagos. Ao se inscrever, cada um informa seu idioma nativo e outros que tenha aprendido como segunda lingua, indicando o nível de competência nesses. Essa informação é utilizada na hora de indicar relacionamentos e sugerir pessoas que podem corrigir seus trabalhos ou cujos trabalhos você pode contribuir corrigindo.

Além de permitir dar os primeiros passos na aprendizagem de um idioma, ou aperfeiçoar-se no contato com nativos, o site permite conhecer pessoas com interesses comuns e, até, estabelecer intercâmbio cultural.

Comecei a participar do site em 2008, quando fiz amizade artista plástica francesa que reside no Paraguai. Desde então conversamos não só pelo Livemocha, mas também por outras mídias sociais, e trocamos informações sobre Arte e outros interesses.

Para quem quiser conhecer o Livemocha: www.livemocha.com/

Há reportagens e vídeos sobre o assunto também:

– No Youtube: http://youtu.be/io84eJpWZXU

– Na revista INFO: http://info.abril.com.br/professional/carreira/livemocha-e-um-orkut-para-aprender-ingles.shtml?2

– Na Techtudo: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/02/aprenda-um-idioma-de-graca-na-web-com-o-livemocha.html

Anúncios

Sobre aninhahaeser

Psicóloga da SEDF, atuando no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem. Psicóloga, Artista Plástica, Licenciada em Artes Visuais. Interessada pelo desenvolvimento humano, pelos processos de ensino-aprendizagem e por novas tecnologias de informação e comunicação. Encantada pela Arte: visual, teatral, poética...
Esse post foi publicado em Mídias na Educação, NTICS no processo de aprendizagem. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s